Quem somos

Somos a Pastoral da Juventude da Forania Santos Anjos da Guarda, que compreende as três paróquias da Área Itaqui-Bacanga: São José Operário do Bomfim (Vila Nova), Nossa Senhora da Penha (Anjo da Guarda) e São Daniel Comboni (Vila Embratel).


"Somos gente nova vivendo a união, somos povo semente de uma nova nação..."

A Forania Santos Anjos de Guarda abriga três paróquias que são: São José Operário do Bonfim, Nossa Senhora da Penha e São Daniel Comboni. Jovens viventes a Deus, pensando coletivamente, pensando no próximo, com ideias novas para um mundo que parece não querer evoluir. "Temos de conhecer as pessoas e as coisas humanas para amar. Temos de amar Deus e as coisas divinas para conhecê-las."
Amar para nós não é aquela paixão momentânea, que a qualquer momento se acaba com uma simples desconfiança. O nosso amor é o amor verdadeiro, que vem de Deus purificando nossos corações. Amamos todos, primeiramente a Deus, nossos pais, amigos, irmãos, colegas de trabalho e escola e nosso dever é expandir a todos que devemos nos amar, pois Deus está dentro de nós, e nós somos semelhantes ao nosso Senhor, Ele nos mostrará o conhecimento que devemos ter perante Sua imagem. Somos jovens amigos, que repassam palavras de força àqueles que necessitam, que precisam de uma mão amiga para seguir em frente, pois as vezes estamos fracos na caminhada apenas a espera do nosso irmão que nos guiará ou nos equilibrará em nossa caminhada.
Somos jovens movidos pelo amor, pelo amor que cada um tem por nós, apesar de não estarmos juntos em todo momento, mas no pensamento, naquela boa lembrança de um instante inesquecível que nos ocorreu. Não paramos de amar, pois a medida do amor é amar sem medida.

Somos Pastoral da Juventude, muito mais que uma bandeira. Uma filosofia de vida!

“A Pj somos nós...”

Bem vindo a Forania Santos Anjos de Guarda.




Nossa História

A organização de uma pastoral ligada à juventude na Área Itaqui-Bacanga data de muitos anos. Com a presença importante de agentes de pastorais da Igreja Católica na estruturação das primeiras comunidades na região, a juventude sempre esteve engajada nas lutas por políticas públicas que marcaram a formação dos bairros da Área Itaqui-Bacanga. Nomes como Domingos, Lena, Cláudia, Eunice, Glória, Ribinha, Cristiane, entre outros, colocaram as primeiras pedras do alicerce da Pastoral da Juventude da área. Seja nos grupos de base que marcaram época, como Aberá-berábi, JIC, JUSIC, Shalom, Ágape, ACAJ, etc., ou nas atividades em nível arquidiocesano ou até mesmo regional, a participação dos jovens da área estava sempre voltada para a mobilização comunitária em prol do bem comum, da promoção da pessoa humana e da evangelização. Mesmo com todo o engajamento, a organização da Pastoral da Juventude não resistiu à reestruturação da área que resultou na separação das paróquias e divisão de comunidades. No início da década de 90, alguns grupos pararam suas atividades e com isso a estrutura da pastoral na área foi perdendo força até parar de vez.


A Reestruturação


Depois de mais de 10 anos desestruturada, uma nova organização foi iniciada em 2005. Os jovens Eunice Nunes, Ribinha, Jorge, Samayana, Cristiane, Domingos, Rui (da primeira organização) voltaram a reunir-se e juntamente com as “novas forças” encontradas em jovens como Gildean Farias, Anna Patrícia, Dário, Joseane, Gladys, Gleicy, Patrícia, Moisés, Elenildes, entre outros, montaram um grupo que ficou conhecido como Equipe de Reestruturação da Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora da Penha (só depois viria a compreender também jovens e grupos das outras duas paróquias). Depois da equipe montada, era a hora de realizar as primeiras ações no intuito de reestruturar, de fato, a Pastoral da Juventude. Assim, definiu-se que a primeira coisa a ser feita deveria ser um mapeamento das comunidades, para verificar onde havia e onde não havia grupo de jovens. Com as visitas percebeu-se que seria preciso fazer um trabalho de animação geral, para manter os grupos existentes e formar novos nas comunidades onde não havia. Assim feito, grupos como Didásko (paróquia Nossa Senhora da Penha) e JUE (São José Operário) com mais de 10 anos de existência juntaram-se á equipe de reestruturação na missão de formar novos grupos nas comunidades das paróquias. A partir das ações da equipe, grupos como Emaús, JSC (Nª Srª da Penha), Aliança (São José Operário) surgiram e juntaram-se aos agentes para consolidar a nova estrutura da Pastoral da Juventude.


Atividades


Atividades como retiros, encontrões, louvores e o DNJ (Dia Nacional da Juventude) foram realizadas no período de estruturação durante o ano de 2005. Em janeiro de 2006 realizou-se enfim a primeira assembléia, onde foi elaborado um calendário de atividades para o biênio 2006/2007. Em 2008 foi realizada a segunda assembléia, onde além de programar as atividades para 2008/09, também se avaliou as ações do biênio anterior.


Um sonho realizado


Ainda em 2008 conseguiu-se realizar algo, almejado desde a reestruturação. Trata-se da primeira atividade organizada e realizada com a participação de coordenadores de grupos das três paróquias (até então, as atividades tinham a organização total apenas das paróquias Nª Srª da Penha e São José Operário). A atividade histórica foi a celebração do DNJ daquele ano, realizado no dia 25 de outubro, na Igreja de Nª Srª Esperança, na Vila Embratel. A partir daí, surgia de fato, a estruturação da Pastoral da Juventude da Área Itaqui-Bacanga como um todo. Com o primeiro passo dado, outras atividades foram programadas e realizadas com a participação de toda a área. Em dezembro aconteceu o tradicional retiro espiritual no sítio Rio São João (Estrada de Ribamar) e em janeiro de 2009, foi realizada a confraternização numa casa de praia (Araçagi) e o Encontrão de Avaliação e Planejamento, no Circo do Conhecimento (Bacanga). Recentemente foram realizadas a celebração de área do DNJ 2009 e a II Romaria da Juventude da Área Itaqui-Bacanga ( a primeira depois da reestruturação). A romaria aconteceu no dia 22 de novembro, saindo da Vila Embratel, passando pela Avenida dos Portugueses e encerrando na Paróquia de São José Operário, na Vila Nova. Após isso aconteceram atividades como o dois encontrões da juventude, Missa dos Mártires, O DNJ aconteceu na paróquia São José Operário e retiros o mais recente foi o Retiro Água Viva – Regatando o Prazer de Celebrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário